Gestão de Carreira é uma prática pouco tratada pelo seu público de interesse: empresas,
profissionais e mercado.
A imagem de carreira sempre esteve ligada a um organograma e nele pessoas depositavam esperança aguardando passivamente a um chamado, aquele que mudaria suas vidas. A importância desse tema vai além de uma estrutura verticalizada e atravessa o sentido de que quem cuida de carreira é quem emprega. É preciso atribuir às partes, a responsabilidade que lhes cabe no processo.
Empregabilidade tornou-se um termo conhecido por profissionais que investem e se comprometem na busca de oportunidades e realização e sabem que o sucesso depende da energia e dedicação impostas nessa caminhada. O sentido de carreira é de autogestão: empresas oportunizam espaços; profissionais tratam de ocupá-los com maestria.
Um a visão menos discutida é a da empresabilidade: capacidade das empresas manterem-se adequadas às tendências de um mercado mutante, sustentando um posicionamento diferenciado para sobreviver e perenizar. Isto requer o uso potencializado da sua maior força, que são as pessoas e suas competências técnicas, intelectuais e comportamentais. É aqui que entra a responsabilidade intrínseca às organições na prática de gestão de carreira.
O mercado está mais exigente e empresas precisam se fortalecer com conhecimento agregado, entregas diferenciadas, posturas construtivas e relações maduras. Profissionais não podem mais achar que o esforço a ser feito fica na hora de entrar na organização. O maior desafio está em demonstrar interesse e postura de autodesenvolvimento, isto durante toda a vida profissional. Cabe à empresa receber pessoas com essa postura e ofertar oportunidades de forma estruturada, criteriosa e com a valorização devida.
Gestão de carreira é um processo compartilhado entre empresa e profissional: ambos precisam dar sua dose de investimento e profissionalismo. O resultado são pessoas mais felizes e com sentimento de realização conquistada em parceria; e empresas com seu ativo intangível fortalecido para os desafios entrantes e vantagem competitiva. E com isso o mercado, tão escasso, engrandece.