Ambientes de negócio e a gestão de pessoas

As empresas precisam repensar seu modelo de gestão, especialmente no

tocante a pessoas, relações de trabalho e ambientes profissionais.

O discurso é antigo, mas o exercício dessa intenção precisa ser aceito e

tratado de forma prioritária, como outros assuntos empresariais.

 

Alguns posicionamentos são recorrentes quanto à impossibilidade ou

dificuldade de se falar em gestão estratégica de pessoas quando há um

mercado fraco, um cenário nebuloso ou um desequilíbrio na equação custo x lucro.  É

preciso que se esclareça que fazer gestão de pessoas e lideranças com mais empenho e

crédito é uma escolha que transcende aos momentos de crise, fartura ou de transição que

permeiam os negócios em suas histórias.

 

Gestão de pessoas com veia estratégica e agregadora deve estar inserida na cultura e ser

tratada de forma natural, continuada e respeitada no contexto estratégico. Mudar o

pensamento de que fazer gestão de pessoas seja a parte mais indigesta da gestão: difícil,

polêmica, pouco atrativa e cara. Há uma falta de conhecimento sobre isto.

 

Parte dessa falta de visão é fruto de culturas que precisam se renovar: será necessário um

esforço coletivo para quebrar alguns paradigmas antigos que estão sendo, ainda, o grande

entrave para a verdadeira evolução.

 

O assunto transformação da cultura está nas mãos da área de RH: temos que sair do foco

anterior de ser entendedores do comportamento humano para especialistas em cultura,

lideranças, desempenho e resultados através de pessoas bem colocadas, bem tratadas e

reconhecidas, estimuladas e capacitadas para adotarem posturas diferentes das que foram

habituadas dentro do contrato tradicional de trabalho. Temos que saber nos posicionar

para essa missão e ter muito trânsito e respeito em todos os níveis da organização.

E nunca perder de vista nosso foco de origem: servir ao negócio para seu crescimento,

preservando a busca do senso humano e ético das relações de trabalho.

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