Sobre a inteligência emocional:
- Hoje uma das maiores ferramentas de alavancagem de carreira;
- Decide contratações e promoções;
- Evita demissões;
- Qualifica os relacionamentos e interações;
- Evita conflitos que destroem, e sustenta resolução de conflitos num sentido ganha-ganha.
As bases para a Inteligência emocional são:
- Autoconhecimento;
- Autopercepção;
- Autoconfiança;
- Autogerenciamento/autorregulação;
- Automotivação;
- Empatia;
- Habilidades sociais.
Para as empresas e o mercado de trabalho, não basta mais conhecer muito sobre algo, se você, como profissional e parceiro de trabalho, não sabe se relacionar, se comunicar, trabalhar em equipe, ser adaptativo, demonstrar colaboração, estar em conflitos sem perder o controle e a razão, e ser resiliente.
Ser inteligente não é somente raciocinar rápido e criar coisas novas. Ser inteligente também é ter a ciência de completude: o sentido de bem- feito, bem acabado. Ou seja, buscar adequação em tudo aquilo que seja importante para si, para o outro e para a comunidade que trabalha: a sua empresa!