Dicas para manter uma equipe motivada

Agora vamos falar do papel fundamental do gestor/líder no processo da motivação de pessoas, a meu ver a figura mais importante na parte de estímulos e condições que eu digo caber à empresa, pois não adianta ela oferecer plano de cargos e salários, plano de carreira, bons benefícios, etc., se seus gestores não têm a competência para liderar pessoas e seus propósitos. E trabalhar isso em prol do negócio.

As dicas são (para os gestores e líderes):

– Em primeiríssimo lugar: façam uma autoanálise de como têm sido como gestores. Não adianta adiar e essa cobrança já está aí! Ser gestor é um propósito, uma escolha para você? O que tem feito por isso? Se sim, você naturalmente demonstrará isso à sua equipe e será um exemplo para eles. Se não ou nunca tinha pensado nisso, é hora de fazer sua opção! Pessoas só admiram líderes que elas veem propósito verdadeiro de fazer o seu melhor e não só ocupar um cargo pelo status e poder que ele possa trazer. Isso hoje é uma ilusão e o respeito verdadeiro virá pela admiração e não pela hierarquia.

– Ter o entendimento claro do que os profissionais realmente precisam para estar comprometidos e engajados: respeito, atenção, dedicação de forma disciplinada, orientação, feedback transparente e direcionamentos. Todos precisam desses elementos para se manter estimulados a fazer o seu melhor, repito.

– Lutem para que a empresa melhore nos aspectos que vão ajudar você a fazer uma melhor gestão: não se acomodem e parem de achar que gestão de pessoas deve ser uma busca somente de RH. Esta área sozinha não faz nada e precisa de vocês para conseguir mudar as práticas e políticas. Não vejo os gestores fazendo isso e digo a vocês que os colaboradores terão muito orgulho e passarão a admirá-los quando perceberem que estão lutando pela mudança, mesmo que seus esforços não tenham o resultado imediato que gostariam. Mas eles entenderão que vocês estão fazendo sua parte.

– Mantenham seu espírito e humor positivos, pois esta atitude contagia. Gestores e líderes que reclamam mais do que fazem, nunca vão conseguir motivar ninguém, ao contrário.

– E por último: se não têm capacidade para motivar ninguém, já que também não estão motivados por alguma circunstância, pelo menos não os desmotive. Já é uma grande coisa! Não adote posturas autoritárias, desrespeitosas ou indiferentes. Você é gestor e tem a obrigação funcional e moral de fazer gestão e liderar. Se não gosta ou não tem paciência, não o faça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *